
Abraços,
Érika Cerqueira.
Pensei nesse espaço virtual para publicações voltadas a temáticas educacionais! Um espaço de socialização de idéias e favorecedor da tão desejada aprendizagem colaborativa! A essencia é a divulgação de textos, referências bibliográficas, artigos, eventos, realização de enquetes, mensagens, links de outros sites, entrevistas e outros... Uma página com uma diversidade de informações sobre esta aréa que gosto muito: EDUCAÇÃO!
DONATONI , Alaíde Rita. AVALIAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Ed. Alínea e Átomo, 2008.
Esta coletânea apresenta alternativas em Avaliação Escolar e Formação de Professores, trata da sempre atual polêmica que envolve a avaliação escolar, com questões diversas que vão desde o significado do termo; dos clássicos até a avaliação formativa; do portfólio como instrumento de avaliação até as concepções educacionais como condicionadoras das formas de se avaliar, entre outras.
BARLOW, Michel. AVALIAÇÃO ESCOLAR: MITOS E REALIDADES. Ed. Artmed, 2006.
“Michel Barlow analisa de forma clara e abrangente questões envolvidas na avaliação, com humor e ao mesmo tempo com ternura. Sem expor ao ridículo o que quer que seja, procura compreender a prática efetiva e os efeitos que isso produz. O autor mostra como a avaliação escolar reproduz, inconscientemente, os hábitos judiciários e até mesmo os costumes da feitiçaria. Além disso, desvenda os subentendidos e tudo o que está em jogo por trás das aparências”. Philippe Meirieu
CONDEMARÍN, Mabel; MEDINA, Alejandra. AVALIAÇÃO AUTÊNTICA: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Ed. Artmed, 2005.
A perspectiva de avaliação autêntica proposta neste livro amplia o conceito de avaliação formativa, porque o liberta de sua dimensão temporal, ou seja, a avaliação formativa deixa de ser uma instância intermediária entre a avaliação diagnóstica e a somativa e se transforma em um poderoso meiopara melhorar a qualidade das aprendizagens.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos Tarciso, BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 8. ed. Campinas : Papirus, 2004.
VALENTE, José Armando. O computador como ferramenta educacional. Disponível em
VALENTE, José Armando. Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas : Nied, 1995. p. 21-76. VEIGA, Marise Schmidt. Computador e Educação? Uma ótima combinação. In: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia