
DONATONI , Alaíde Rita. AVALIAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Ed. Alínea e Átomo, 2008.
Esta coletânea apresenta alternativas em Avaliação Escolar e Formação de Professores, trata da sempre atual polêmica que envolve a avaliação escolar, com questões diversas que vão desde o significado do termo; dos clássicos até a avaliação formativa; do portfólio como instrumento de avaliação até as concepções educacionais como condicionadoras das formas de se avaliar, entre outras.
BARLOW, Michel. AVALIAÇÃO ESCOLAR: MITOS E REALIDADES. Ed. Artmed, 2006.
“Michel Barlow analisa de forma clara e abrangente questões envolvidas na avaliação, com humor e ao mesmo tempo com ternura. Sem expor ao ridículo o que quer que seja, procura compreender a prática efetiva e os efeitos que isso produz. O autor mostra como a avaliação escolar reproduz, inconscientemente, os hábitos judiciários e até mesmo os costumes da feitiçaria. Além disso, desvenda os subentendidos e tudo o que está em jogo por trás das aparências”. Philippe Meirieu
CONDEMARÍN, Mabel; MEDINA, Alejandra. AVALIAÇÃO AUTÊNTICA: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Ed. Artmed, 2005.
A perspectiva de avaliação autêntica proposta neste livro amplia o conceito de avaliação formativa, porque o liberta de sua dimensão temporal, ou seja, a avaliação formativa deixa de ser uma instância intermediária entre a avaliação diagnóstica e a somativa e se transforma em um poderoso meiopara melhorar a qualidade das aprendizagens.
2 comentários:
Sim, sim! Colaboração é a palavra!
Olá Érika
Seu Blog está um verdadeiro espaço de educacional que leva a leitura e reflexões. Parabéns e dê continuidade.
Abraços
Luzia
Postar um comentário